Alexânia recebe etapa do Circuito de Pesca GoianaEvento ocorre sábado, a partir das 6h, e deve reunir mais de 90 competidores

0
27

O lago Corumbá IV, em Alexânia, no Entorno do Distrito Federal (DF), recebe neste sábado (13/04) a próxima etapa do Circuito Goiano de Pesca Esportiva. O evento, promovido pelo setor privado, tem apoio da Prefeitura Municipal de Alexânia e do Governo de Goiás. A programação começa às 6h da manhã e deve reunir mais de 90 competidores de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e DF.

“O evento todo é muito divertido e a etapa de Alexânia está no calendário do estado de Goiás. Importante destacar que a pesca esportiva consiste em devolver os peixes para água, com objetivo também de cuidar da nossa natureza”, falou a secretária do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury.

Ao lado de Caroline Fleury, durante uma entrevista ao programa “É Só Subindo”, da “Sucesso News FM Brasília, o prefeito de Alexânia, Allysson Lima, falou com entusiasmo sobre a etapa realizada na cidade: “O Lago Corumbá IV tem potencial de atrair cada vez mais turistas, seja pela pesca esportiva seja pela variedade de esportes náuticos que podem ser realizados. Isso sem falar na beleza do lago, que já é atração por si só”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Alexânia, Lucélia Roriz, destacou a abrangência do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, que tem também um caráter social. “Ocorre também a doação de cestas básicas para a comunidade e uma programação especial nas escolas”, explicou.

De acordo com a turismóloga Karla Monteiro, o Circuito de Pesca promove atividades educativas voltadas para promover a conscientização sobre a importância da pesca sustentável e da preservação dos recursos naturais. “Esse tipo de evento não só atrai pescadores locais, mas também turistas de outras regiões que têm interesse na prática da pesca esportiva. Dessa forma, contribui para o desenvolvimento do turismo de Alexânia, gerando receita para a economia local e promovendo a divulgação das belezas naturais e recursos aquáticos do município”, disse Karla.

Caroline Fleury concorda que a proximidade com Brasília tem atraído turistas de todo o país para as cidades do Entorno que, além dos eventos, oferecem restaurantes com o melhor da culinária goiana durante todo o ano.

Programação etapa Alexânia

Os competidores devem chegar a partir das 6h e contarão com café-da-manhã, antes da largada, às 7h. A competição segue até às 18h, os próprios participantes fazem o registro e medição das pescas. O material passa para análise dos jurados e às 20h é realizada a cerimônia de premiação. Os dez primeiros lugares ganham troféu.

Circuito Goiano de Pesca Esportiva

O Circuito Goiano de Pesca Esportiva, realizado pela Prefeitura Municipal de Alexânia e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, conta com apoio do Governo de Goiás que quer transformar o estado em um dos três melhores destinos de pesca esportiva no Brasil, ao lado da bacia Amazônica e do Pantanal. A expectativa é que o evento reúna cerca de 3600 competidores. A Goiás Turismo estima que a modalidade reúna mais de nove milhões de turistas em rios e lagos goianos.

A programação completa prevê 8 etapas em sete municípios, dois deles no Entorno: Três Ranchos, Buriti Alegre, Alexânia, Luziânia, Catalão, São Simão e Niquelândia.

Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui