Adasa participa da inauguração do Canal do Rodeado

0
13

Nesta sexta-feira (01/03), a Adasa participou de mais uma importante entrega do governo do Distrito Federal: a revitalização do Canal do Rodeador, em Brazlândia.

Originalmente concebido entre 1966 e 1973, com o intuito de fomentar a atividade agrícola e a vocação rural da região, o canal passou por um processo de revitalização para reduzir perdas por infiltração e evaporação inerentes aos canais a céu aberto, atendendo a uma antiga demanda dos agricultores da região. 

De acordo com o secretário executivo da SEAGRI, Rafael Bueno, a inauguração do canal é motivo de muita alegria. “Hoje os produtores de Brazlândia podem comemorar, porque o principal trecho do canal está praticamente 100% fechado e vedado. Isso foi possível graças ao trabalho conjunto da Emater, Adasa, Caesb e CBH”, destacou Bueno.

Dos 32 quilômetros de extensão do canal, 24 foram convertidos em estruturas tubulares, reduzindo as perdas de água em até 45%.  O Rodeador então emerge como uma fonte vital de prosperidade e sustentabilidade para os produtores locais, que poderão contar com um fluxo contínuo de água, sem desperdícios. Estima-se que o aproveitamento total da água possa suprir as necessidades de mais de 75 mil pessoas no Distrito Federal. 

Segundo o presidente da Associação Bela Vista Dos Produtores Rurais de Brazlândia, Ricardo Sassa, o projeto promete economizar água, evitar perdas e diminuir a manutenção, que antes era feita manualmente pelos próprios produtores. “Essa obra é um sonho realizado para os produtores rurais da região, o impacto já é perceptível na velocidade da água, que reduziu pela metade o tempo de percurso entre a comporta principal e o final do canal”, comemora.

Desde 2017, quando foi contratado o primeiro projeto executivo de tubulação, a Adasa e os demais entes envolvidos na revitalização do canal já aspiravam a entrega da obra. Para que esse projeto, tão essencial para a segurança hídrica e alimentar para o DF, fosse executado e entregue com sucesso, foi preciso viabilizar a utilização de recursos da tarifa de contingência e realização de convênios, como o firmado com a SUDECO. 

Para o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, a entrega deste empreendimento é resultado do comprometimento e do trabalho conjunto de todas as instituições envolvidas. “Nós temos um governo que realmente se volta para resolver os problemas. O nosso governo, é o governo do trabalho. Mais do que isso, este é o governo que se integra. Nós temos uma série de órgãos competentes e que trabalham conjuntamente para que a população encontre respostas para as suas demandas”, reiterou Ribeiro. 

A entrega do Canal do Rodeador não apenas simboliza a transformação física de uma infraestrutura, mas o renascimento de uma comunidade agrícola próspera e resiliente, uma vez que o aumento da eficiência no uso da água contribui para uma produção agrícola mais consistente e, consequentemente, no aumento de receita para os agricultores e a economia local.

“Com muita alegria voltamos à cidade de Brazlândia, uma cidade que temos feito grande investimento. Esse é um grupo de trabalho realmente unido. Nós fazemos uma questão muito grande de manter a união e esse é o principal norte da nossa administração, manter todos unidos para prestar serviço à população. Vamos continuar trabalhando melhorando nossos canais rurais e melhorando a captação de água para população”, arrematou o governador, Ibaneis Rocha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui