Abaixo-assinado pelo transporte na região do Entorno é prorrogado por uma semana

2
33

Campanha das prefeituras com apoio da Secretaria do Entorno visa promover mudanças na tarifação e na gestão do sistema de transporte

24 de novembro de 2023

A coleta de assinaturas por melhorias do transporte coletivo no Entorno do DF segue até a próxima sexta-feira (01/12). O prazo foi prorrogado para conseguir ainda mais adesão. Prefeituras da região, com apoio da Secretaria de Estado do Entorno do DF, já coletaram mais de dez mil assinaturas. Existem duas formas de aderir ao abaixo-assinado. Uma é presencialmente com as equipes que estão nos municípios ou na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. Outra é assinando virtualmente no link que segue:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScv3YWAVZLXDi3W0ZaPO9gDGAeroWojq3qp13T6-wKMYMvnRA/viewform

Campanha em prol do transporte público do Entorno

A campanha começou no dia 20 deste mês e reuniu lideranças políticas em Brasília, na Rodoviária do Plano Piloto, na Plataforma D, de onde partem as linhas interestaduais em direção aos municípios goianos vizinhos ao Distrito Federal. A secretária do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), Caroline Fleury, disse que o Governo de Goiás apoia o movimento das prefeituras e das autoridades políticas locais.

“Estamos na busca de soluções para a melhoria do transporte público do Entorno, incluindo alternativas para que o preço da passagem não pese tanto no bolso dos passageiros. Sabemos que, para isso, é essencial o trabalho em conjunto de Goiás, Distrito Federal e da União”, ressaltou Caroline Fleury.

A Campanha visa colocar um rosto humano na questão, conforme expressou a secretária: “Nosso objetivo é evidenciar que estamos tratando de pessoas reais, que dependem diariamente desse serviço de transporte, cuja qualidade atualmente deixa a desejar.” Ela reitera que a iniciativa é uma forma de sensibilização e diálogo para evidenciar o grande número de cidadãos impactados.

O que pede a Campanha?

As principais demandas do abaixo-assinado incluem:

● Integração multimodal eficiente, confortável e segura
● Governança do transporte pelos governos do Distrito Federal, de Goiás e a União
● Estudo técnico sobre mobilidade urbana e tarifa
● Grupo de estudo para o passe livre estudantil

Como começou a Campanha?

A campanha de abaixo-assinado foi decidida em 13 de novembro, durante uma reunião que contou com a participação de secretários e representantes dos municípios de Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Valparaíso, Águas Lindas e Cidade Ocidental, juntamente com Caroline Fleury (Secretária do Entorno do DF) e Fernando de Melo (Superintendente da subsecretaria de Políticas para Cidades e Transportes da Secretaria-Geral de Governo).

A reunião abordou problemas urgentes relacionados ao transporte na Região Metropolitana do Entorno (RME) e decidiu-se pela mobilização para sensibilizar as autoridades, especialmente frente ao iminente aumento nas tarifas de transporte.

Nos últimos meses, já foram registrados aumentos significativos nas tarifas do transporte interestadual, com um acréscimo de 12% em março e outro de 15% em agosto, agravando a situação de um serviço já criticado por sua baixa qualidade. Um novo reajuste já foi anunciado pela ANTT para fevereiro do ano que vem.

Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do Distrito Federal

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde. Precisamos de transporte melhor. Os ônibus do Goiás quebra muito no bairro lunabel
    Novogama. Precisamosde
    Ônibus estava. Lagado sem transporte. .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui