Companhia foi reconhecida pela qualidade e excelência dos cases apresentados em uma das principais premiações de comunicação do Brasil
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, conquistou a categoria “Destaque do Ano” no Prêmio Jatobá 2025, promovido pelo Grupo Empresarial de Comunicação (GECOM), em cerimônia realizada nesta segunda-feira (1). A companhia foi reconhecida pela qualidade e excelência das iniciativas apresentadas, com destaque para os cases “O aço é POP: os óculos de aço que uniram a Gerdau à Chilli Beans no Rock in Rio” e “Moldados como aço: 124 anos de Gerdau contados nas telas”.
Para Pedro Torres, diretor global de Comunicação e Relações Institucionais, o reconhecimento evidencia o impacto e a inovação das ações de comunicação da Gerdau, voltadas a fortalecer a imagem da organização e ampliar o diálogo com os públicos de interesse. “Mais uma vez, a Gerdau tem projetos reconhecidos no Prêmio Jatobá, um dos mais relevantes da comunicação corporativa no Brasil. Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento, que reflete a evolução da jornada de marca da companhia, cada vez mais presente e conectada à sociedade”, afirma.
O case finalista na categoria Experiência de Marca destaca a parceria da companhia com a Chilli Beans para o lançamento de uma linha de óculos em aço, com design inédito que homenageia o Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024, construído com 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável. A iniciativa reforça a estratégia da marca em evidenciar aspectos de sustentabilidade e inovação junto ao público final.
Já na categoria Campanha Institucional / Utilidade Pública, o projeto finalista conta sobre o filme “Moldados como Aço”, que retrata a jornada centenária da companhia, entrelaçada com os grandes acontecimentos mundiais e com o processo de desenvolvimento industrial e de modernização do Brasil. A produção, realizada pela Giros Filmes, estreou em cinemas selecionados do País e está disponível gratuitamente no canal da Gerdau no YouTube.
O Prêmio Jatobá tem como missão fortalecer a atividade de relações públicas no Brasil e na América Latina, ampliando a visibilidade das boas práticas e estimulando a excelência em todas as frentes de atuação, sempre com o protagonismo do setor de comunicação e de seus profissionais. Em sua nona edição, o prêmio recebeu 344 cases inscritos e foi avaliado por um júri composto por 103 profissionais do mercado e acadêmicos de comunicação de diversas regiões do país.
Sobre a Gerdau
Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua
matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).




