spot_img
InícioGoiásEntornoJovem de Valparaíso representa cidade na abertura da Cúpula da Juventude do...

Jovem de Valparaíso representa cidade na abertura da Cúpula da Juventude do Clima em Belém

Delegado Pablo Santos atuou como tradutor e participou da construção da Declaração Global da Juventude para a COP30

Participação em destaque na cerimônia oficial
O jovem Pablo Santos, de Valparaíso de Goiás, representou o município na abertura da Cúpula da Juventude do Clima (COY 20), realizada em 6 de novembro, em Belém (PA). O evento, considerado a principal conferência global de jovens ligada à agenda climática da ONU, reuniu participantes de mais de 100 países no Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará.

Atuação como voluntário e tradutor
Voluntário do corpo de comunicações da YOUNGO — coletivo que representa a juventude na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) — Pablo integrou a equipe responsável pela abertura oficial da conferência. Durante a cerimônia, ele foi o responsável por traduzir para o inglês o discurso do reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva.

Segundo o jovem, participar da COY foi mais do que uma honra pessoal. “Erguer a voz de Valparaíso de Goiás em um encontro que congrega centenas de jovens, oriundos dos mais diversos rincões do planeta, todos imbuídos do propósito da justiça climática, fez-me perceber-me partícipe desse grande organismo vivo que é a Terra”, afirmou.

Intercâmbio internacional e aprendizados
Pablo destacou que o convívio com delegados de diferentes países ampliou sua compreensão sobre os desafios ambientais. “O convívio com jovens do mundo inteiro abriu-me horizontes inéditos quanto às ações climáticas, robustecendo meu entendimento sobre o racismo ambiental e enriquecendo meu repertório cultural e linguístico”, disse.

Contribuição para documento apresentado à COP30
Durante três dias, o representante de Valparaíso participou de painéis, oficinas e debates que resultaram na Declaração Global da Juventude, documento que será encaminhado às negociações da COP30. “Poder contribuir para esse documento acendeu-me uma centelha de esperança em um futuro mais verde, mais são e mais digno para todos”, afirmou.

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás reconheceu a relevância da participação e reforçou a importância de iniciativas que formem jovens lideranças voltadas para o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental.

DISTRITO FEDERAL
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Da Redação