Evento em Brasília promove discussões sobre inovação, inteligência artificial e geopolítica no campo, conectando especialistas e autoridades para pensar os rumos do setor brasileiro
O Agro Horizonte 2025, que acontece no dia 29 de outubro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, reunirá autoridades, lideranças e especialistas para discutir os principais desafios e oportunidades do agronegócio em um cenário global de transformações cada vez mais aceleradas. Promovido pela Globo Rural, em parceria com o Valor Econômico, O GLOBO e a Rádio CBN, o evento tem como tema norteador e principal “Diálogos que cultivam inovação” e propõe uma análise aprofundada sobre o papel do Brasil diante das tensões comerciais internacionais, do avanço tecnológico e das novas exigências de sustentabilidade no campo.
As disputas tarifárias e as instabilidades geopolíticas que marcam o comércio mundial em 2025 têm impactado diretamente o agronegócio brasileiro, exigindo do setor maior capacidade de adaptação e estratégias mais robustas para lidar com a volatilidade dos preços das commodities e as restrições de crédito. Nesse contexto, o Agro Horizonte surge como um espaço de diálogo e reflexão sobre inovação, produtividade e competitividade, destacando o papel da inteligência artificial, das fintechs rurais e das novas tecnologias agrícolas no redesenho do mercado global.
A programação do evento contará com a presença de autoridades e representantes do setor, entre eles o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion; a diretora de redação do Valor Econômico, Fernanda Delmas e o representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado. Em seguida, o público acompanhará a participação internacional do ex-subsecretário de Agricultura dos Estados Unidos, Ted McKinney, que trará uma perspectiva sobre as políticas agrícolas e comerciais do país.
Painéis temáticos ao longo da manhã abordarão tópicos como inovação, finanças e seguro agrícola, com nomes como o CEO na BrasilAgro, André Guillaumon e o Assessor Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), José Ângelo Mazzillo Júnior, e uma sessão especial sobre tecnologias que estão transformando o campo, com o CRO da Solinftec, Bruno Pavão e CEO da Success e Professor na FGV Agro, Oscar Burd. O encerramento será marcado por um debate sobre o cenário geopolítico do agronegócio, mediado pelo Diretor Geral Adjunto do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Lloyd Day, Secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, embaixador e Diretor do Departamento de Política Comercial do Itamaraty, Fernando Pimentel, e com participação da senadora e ex-Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
Com oferecimento da Corteva Agriscience e apoio do IICA Brasil, o Agro Horizonte reforça o compromisso dos veículos do Grupo Globo em promover o diálogo entre inovação, sustentabilidade e competitividade, conectando diferentes agentes da cadeia produtiva do agronegócio para pensar o futuro do setor no Brasil e no mundo.
O Agro Horizonte é uma iniciativa promovida pela Globo Rural, com realização da Editora Globo, Valor Econômico e Rádio CBN, com oferecimento da Corteva Agriscience e apoio do IICA Brasil.

