Relatório da OCDE, publicado em 2025, mostra que os profissionais da Geração X são autoridades globais em ação, com alto nível de escolaridade e adeptos à tecnologia.
Do saudoso Facebook ao Threads, as redes sociais vem refletindo o chamado “fenômeno 50+”. Cada vez mais engajados nestas plataformas, os membros da Geração X (1965 a 1980) têm despertado o interesse das marcas pelo equilíbrio entre maturidade e inovação. Em resposta a esse cenário, muitas estratégias digitais passaram a valorizar equipes multigeracionais, desde que lideradas por profissionais mais maduros.
É a partir deste intercâmbio cultural que a Diretora de Publicidade na Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Lília Lopes, 51, articula equipes plurais e coordena estratégias do órgão público junto às agências. Somando mais de três décadas de experiência, a profissional sênior é reconhecida pelas atuações na ATG Comunicação, USINA Digital, CasaDigital, Grupo Propeg, Morya Brasil e Ideia 3 Comunicação, atuando também na coordenação estratégica das campanhas digitais de Paulo Souto e ACM Neto.
“A mística em torno dos profissionais 50+ passou à ganhar mais valor, com o decorrer dos anos. Hoje em dia, a GenX já possui a maior renda dos Estados Unidos e será líder global em gastos até 2033, segundo a IPSOS e a NielsenIQ. Esses avanços não são pontuais, mas demonstram o nosso protagonismo mundo afora, seja na transformação dos modelos de consumo, ‘tecnologização’, redes sociais ou liderança profissional. A instabilidade em integrantes mais novos, sejam da GenZ ou millennials, também fez com que esses talentos buscassem a lapidação por profissionais mais experientes da cena, preparando-os para o mercado”, conta.
Um estudo, realizado pela OCDE em 2025, ajuda a mensurar o impacto da GenX no circuito profissional. Segundo o relatório, as taxas de emprego entre os países-membros da organização cresceu em 9,3%, para profissionais entre 45 à 64 anos. O reconhecimento das marcas perante às qualidades da Geração X é o que destacou os profissionais 50+ na setorização do mercado de trabalho, ocupando cargos sênior em diretorias e conselhos estratégicos das corporações.
O protagonismo da GenX em diretorias e cargos de CEO
Somando mais de 1,4 bilhão de membros da Geração X, o estudo ‘The X Factor’, publicado pela NielsenIQ em 2025, mostra que os adultos de meia-idade são os atuais líderes globais – no auge das carreiras. O alto nível de escolaridade contribuiu para o entendimento acerca da revolução digital, aderindo ao fenômeno das compras omnicanal e das inteligências artificiais desde cedo.
“Estamos diante de uma geração que alia experiência, estabilidade emocional e visão estratégica. A GenX cresceu com as mudanças mais profundas do século e aprendeu a se adaptar sem perder a profundidade analítica. Somos considerados pioneiros digitais e não apenas parte das transformações, mas condutores delas, com papel fundamental na construção de ambientes mais equilibrados, produtivos, maduros e, logicamente, inovadores dentro das organizações”.
Prestes à completar cinco anos como Diretora de Publicidade na PMS, Lília explica que essa maturidade profissional é essencial para lidar com eventuais burocracias, seja no serviço público ou em grandes empresas, levando equilíbrio, presteza e leveza. Apesar do preconceito ligado aos profissionais de meia-idade, a sênior coloca em evidência a modernização e gestão estratégica de equipes como “diferenciais 50+”, conquista adquirida através de anos atenta às mudanças no mercado de trabalho.
“Integrar diferentes gerações é entender que cada uma entrega valor de forma distinta. Enquanto os mais jovens possuem o ritmo acelerado, os mais experientes possuem a cadência estratégica. É assim que funciona na PMS. O segredo está em ouvir, ajustar o compasso e seguir juntos na mesma direção”, conclui Lília, que contabiliza atuação nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.