InícioEsportesFinal da Taça das Favelas Brasil acontece no dia 1º de novembro,...

Final da Taça das Favelas Brasil acontece no dia 1º de novembro, em São Paulo

Mercado Livre Arena Pacaembu será palco das decisões masculina e feminina

A grande final da Taça das Favelas Brasil 2025 está marcada para o dia 1º de novembro, sábado, na Mercado Livre Arena Pacaembu, com acesso ao público a partir das 13h. A decisão da competição, realizada pela CUFA e produzida pela InFavela, também conhecida como Favelão, acontecerá pelo segundo ano consecutivo em um dos palcos mais emblemáticos do futebol brasileiro, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
 

A final feminina abre o espetáculo, às 15h. Vice-campeã em 2024, a seleção de Minas Gerais tem uma nova chance de subir ao lugar mais alto do pódio. Do outro lado está a Paraíba, primeira e única seleção do Nordeste a chegar à final. Ambas as equipes buscam um título inédito: o Troféu Marina Soares, homenagem in memoriam à mãe do idealizador da competição, Celso Athayde.
 

No masculino, o clássico do Sudeste começa às 16h30. Dona da casa, a seleção de São Paulo vai em busca do terceiro título da competição, diferente do Rio de Janeiro, que disputa a final pela primeira vez nesta categoria. Em jogo, o Troféu Jair da Matta, homenagem em vida ao padrasto de Celso.
 

Neste ano, a competição também reforça seu compromisso com a luta antirracista, por meio da campanha “Racismo não é falta, é crime”. A iniciativa foi destacada ao longo de toda a edição com ações de conscientização dentro e fora de campo, reafirmando o papel da Taça das Favelas como um instrumento de transformação social e combate às desigualdades. Mais do que formar atletas, o torneio forma cidadãos e cidadãs atentos aos seus direitos e à importância do respeito.
 

“A Taça das Favelas é um movimento de identidade e protagonismo que promove transformação social por meio do esporte. É isso que temos reforçado com esta campanha contra o racismo, desenvolvendo uma conduta cidadã. E a grande final do Favelão vai celebrar tudo o que foi construído nesta edição: uma mistura de culturas e talentos. No Pacaembu ou nas telinhas, o público vai acompanhar uma atmosfera vibrante. Estamos preparando uma grande festa”, exaltou Geovana Borges, vice-presidente institucional da CUFA.
 

Durante as partidas, será aplicada a regra dos 2 minutos, que prevê que em caso de ficar no chão e demorar a se levantar, resultando na paralisação do jogo, o atleta ficará 2 minutos fora de campo para receber o devido atendimento médico e assegurar sua integridade. Se o jogador não precisar de atendimento, também ficará de fora 2 minutos pela tentativa de ludibriar a arbitragem e atrasar o andamento da partida.
 

A disputa pelo título do Favelão, feminino e masculino, será transmitida ao vivo na TV Globo. Os jogos terão duração de 30 minutos por tempo e, em situação de empate, a seleção vencedora será definida nos pênaltis.
 

A Taça das Favelas Brasil 2025 é realizada pela CUFA (Central Única das Favelas) e produzida pela InFavela, do grupo Favela Holding, Ministério do Esporte e em cooperação com a UNESCO. Tem patrocínio máster de Agibank, Friboi e Steck; Ouro de Favela Seguros, Gol, Mag Seguros, Grupo R1 e Vai Voando; Prata de Assaí Atacadista e VR; Promoção de TV Globo, Eletromidia, Comunidade Door e Jornal Empoderado; Apoio de FSB Holding e DFM Advocacia; e Apoio Institucional de Fundação Teatro Municipal e Prefeitura de São Paulo.

Final:

Feminina – 15h

Paraíba x Minas Gerais

 
Masculina – 16h30

Rio de Janeiro x São Paulo

Serviço:

Final Taça das Favelas Brasil 2025

Data: 01 de novembro – sábado

Abertura dos portões: 13h

Local: Mercado Livre Arena Pacaembu

Credenciamento imprensa link

DISTRITO FEDERAL
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Da Redação