InícioDa RedaçãoFarmasi Arena e Riocentro devem receber 1,8 milhão de pessoas este ano

Farmasi Arena e Riocentro devem receber 1,8 milhão de pessoas este ano

Administrados pela GL events, equipamentos impulsionam o setor no Rio e prometem agenda intensa até dezembro; mais de um milhão de visitantes já passaram por lá

Se o Rio de Janeiro vibra com uma programação cultural intensa, entretenimento e turismo de negócios, os espaços na Barra Olímpica sob gestão da multinacional francesa GL events – líder global no setor de eventos – muito contribuem para fazer da cidade um destino pujante. No primeiro semestre deste ano, Farmasi Arena – uma das mais importantes arenas multiuso do mundo – e Riocentro – mais completo centro de convenções da América Latina – contabilizaram 49 eventos e já receberam mais de 1,3 milhão de pessoas, com previsão de chegar a 1,8 milhão de pessoas até dezembro. Para o último quadrimestre de 2025, a agenda promete.
 

Reconhecida internacionalmente, a GL events tem operações em 28 países e conquistou recentemente a concessão do icônico Stade de France, em Paris. Palco da final da Copa do Mundo de 1998 e da final da Champions League de 2022, ele é o maior estádio da França, com capacidade para 80 mil lugares, e receberá eventos de todo tipo, como competições esportivas, shows, convenções e seminários. É com essa expertise que a empresa fez da principal arena multiuso do Rio de Janeiro uma referência de legado bem administrado e importante ferramenta de atração de oportunidades para a cidade, reunindo grandes espetáculos e shows nacionais e internacionais.
 

A Farmasi Arena, por exemplo, terá 19 eventos até o fim do ano, incluindo dois shows da turnê de encerramento do cantor Gilberto Gil, além de Fábio Jr. e Chitãozinho & Xororó e UFC. No primeiro semestre, houve crescimento de 56% no volume de público, que aproveitou atrações internacionais como Twenty One Pilots, Christina Aguilera, Sting, The Offspring, Simply Red e Disney On Ice. Nomes nacionais como Bethânia & Caetano, Alcione e Paralamas do Sucesso também passaram pelo palco da casa. No final de julho, Luan Santana fez uma apresentação com ingressos esgotados.
 

Já o Riocentro, que deve alcançar 87 eventos ao longo de 2025, realizou melhorias para conforto dos visitantes em infraestrutura, acessibilidade, climatização e segurança, com a reforma dos banheiros, a instalação de novos elevadores e a modernização do estacionamento com sistema de leitura de placas. Entre janeiro e junho, foram 25 eventos B2B e B2C, entre eles a Bienal do Livro Rio, que recebeu mais de 740 mil pessoas e injetou R$ 1,18 bilhão na economia da cidade, o Web Summit Rio, a LAAD, a Super Rio Expofood, o SBC Summit Rio e congressos médicos como os de Biomedicina, Ginecologia e Obstetrícia e Veterinária.
 

Entre os próximos eventos programados estão a ABAV Expo, principal feira de turismo do país que retorna ao Riocentro; além da Expo Cristã e o Congresso Médico de Psiquiatria e encontros internacionais como o WC13 Rio 2025 e o International Orthodontic Congress.

A GL events também administra o Lagune Barra Hotel, dentro do complexo do centro de convenções, que registrou alta demanda e prevê crescimento de 20% na receita até o fim do ano. Em períodos como a Bienal do Livro Rio, a internacional LAAD, Web Summit, Super Rio Expofood e grandes shows na região, o hotel teve picos de 100% de ocupação. O hotel conta com mais de 300 quartos e oferece day use e benefícios como descontos exclusivos para hóspedes que participam de eventos no Riocentro e na Arena. Entre as melhorias recentes estão a troca do piso do restaurante e a criação de uma nova sala de jogos.
 

“O Rio de Janeiro tem se consolidado cada vez mais como um destino estratégico para grandes feiras, congressos e shows internacionais, movimentando a economia, gerando empregos e até atraindo turistas. Esse dinamismo reforça nossa confiança no mercado carioca e no papel do setor como motor de desenvolvimento”, afirma Silvia Albuquerque, diretora regional da GL events.

Sobre a GL events

A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 28 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia mais de 61 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – concepção, realização de eventos, produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação e atualmente conta com uma agenda intensa e consistente com mais de 3.700 eventos por ano. O grupo realiza 315 festivais e feiras proprietários. Listada na Eurolist Euronext Compartment B (Bolsa de Valores de Paris), a GL events já investiu mais de R$ 1,3 bilhão no Brasil desde 2006, além do plano de investimentos no Distrito Anhembi, superior a R$ 1,5 bilhão até 2026.

DISTRITO FEDERAL
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Da Redação