O prefeito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinicius, e o secretário do Entorno, Pábio Mossoró, estão na China com uma missão estratégica: atrair mais de R$ 1 bilhão em investimentos para a região.
As agendas internacionais acontecem na cidade de Guangzhou, na província de Guangdong, onde a comitiva brasileira será recebida com um jantar de boas-vindas promovido pelo ITEC (Canal Expresso Brasil-China). O encontro marca o início de negociações que podem transformar a economia da região e principalmente de Valparaíso.
O Potencial de Valparaíso para investimentos
Valparaíso é vista como uma das cidades mais promissoras para investimento estrangeiro, principalmente pela sua localização estratégica próxima a Brasília.
O município tem buscado se consolidar como um polo tecnológico e moderno, capaz de atrair empresas nacionais e internacionais dispostas a investir em áreas como data centers, tecnologia, mobilidade urbana e saúde digital.
Com esses recursos, espera-se a criação de milhares de empregos diretos e indiretos, sobretudo para jovens da região. Além disso, os novos investimentos devem impulsionar melhorias em setores fundamentais como educação, saúde e segurança pública, consolidando a cidade como referência em inovação urbana.
Inspiração em outros casos de sucesso
A iniciativa de Marcus Vinicius acompanha um movimento crescente de interesse de empresas chinesas no Brasil. Grupos como a Huawei (tecnologia), a BYD (energia e mobilidade elétrica) e a China Communications Construction Company (infraestrutura) já anunciaram ou consolidaram grandes investimentos em território brasileiro.
Cidades como Campinas (SP), que recebeu investimentos no setor de pesquisa tecnológica, e Salvador (BA), onde a BYD instalou uma fábrica de veículos elétricos, são exemplos concretos do impacto positivo da presença de empresas chinesas na geração de empregos e modernização da economia local.
Perspectivas para Valparaíso
Segundo o prefeito Marcus Vinicius, a viagem simboliza um divisor de águas para o município:
“Queremos transformar Valparaíso em uma cidade inteligente, com tecnologia a serviço da população — mais segurança, mobilidade eficiente e gestão pública moderna. Na saúde, a inteligência artificial poderá reduzir filas e salvar vidas, enquanto na educação trará novas ferramentas de ensino”, afirmou.
Combinados ao atual ciclo de obras e modernização dos equipamentos públicos, podem consolidar Valparaíso de Goiás como um polo inovador do Entorno do Distrito Federal.