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Embratur e Federação Brasileira de Hostels se unem para fortalecer a promoção do Brasil no mercado internacional

Assinado durante o Salão Nacional do Turismo, a parceria contribui para posicionar os hostels como porta de entrada para o turismo de experiência

Em um movimento para ampliar o alcance do turismo brasileiro, a Embratur e a Federação Brasileira de Albergues de Juventude (FBAJ) firmaram, nesta quinta-feira (21), um Protocolo de Intenções. A assinatura, realizada no estande da Embratur durante o Salão Nacional do Turismo em São Paulo, sela o compromisso de desenvolver uma estratégia conjunta para a promoção internacional dos hostels do Brasil.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a parceria contribui para a diversificação da imagem do Brasil no exterior. “Este protocolo é um passo fundamental para mostrarmos ao mundo um Brasil plural, moderno e acessível. Os hostels são um celeiro de diversidade cultural e representam a hospitalidade calorosa do nosso povo. Ao fortalecer este segmento, estamos dialogando diretamente com a juventude global, os nômades digitais e todos que buscam uma imersão verdadeira em nossos destinos”, afirmou.

Para o presidente da FBAJ, Alex Vieira de Deus, esta parceria é o reconhecimento da força e do potencial dos hostels brasileiros. “A assinatura deste Protocolo de Intenções nos permitirá fortalecer a presença dos hostels do Brasil no mercado internacional. Esta parceria é um reconhecimento da importância da hostelaria brasileira, como indutores do turismo de experiência e turismo criativo. Nosso objetivo é apresentar os hostels como a melhor opção de hospedagem para os viajantes internacionais que buscam experiências autênticas e de alta qualidade”, disse.

Atribuições

Com vigência de 12 meses, o acordo estabelece uma cooperação mútua para posicionar o Brasil como um destino competitivo e atraente para viajantes que buscam experiências autênticas, sustentáveis e com grande poder de conexão cultural.

Entre as obrigações da Federação Brasileira dos Albergues de Juventude, está a realização de um diagnóstico completo da rede de hostels. O objetivo é identificar os empreendimentos que já possuem estrutura para receber o turista internacional e aqueles com potencial para adequação. A FBAJ também será responsável por mobilizar os empresários do setor, compartilhar materiais de divulgação e ajudar a construir uma rede de contatos para potencializar as iniciativas.

“Em nome do Presidente Marcelo Freixo, queremos agradecer toda a equipe técnica da Embratur, pelo carinho e cuidado que a hostelaria vem recebendo e que resultou nesse importante plano de trabalho desenvolvido a quatro mãos, focado em ações estratégicas. Faremos um diagnóstico para identificar os hostels que já estão preparados para o público internacional, bem como orientá-los para atender a essa demanda. Este é o início de uma nova fase para os hostels do Brasil, e estamos confiantes de que, com essa união de esforços, alcançaremos resultados notáveis na promoção dos hostels do nosso país”, pontuou Alex Vieira de Deus.

À Embratur, caberá usar sua expertise em promoção internacional para apoiar a participação dos hostels brasileiros em feiras, eventos e campanhas nos mercados estratégicos. A Agência também auxiliará na orientação técnica para a formatação de produtos turísticos competitivos e na ampla divulgação da Marca Brasil, incentivando seu uso para consolidar a imagem do país.

“A Marca Brasil é nosso cartão de visitas. Ao integrá-la, os hostels se associam a uma imagem de sustentabilidade e diversidade. Vamos contar as histórias que nascem nesses espaços para os viajantes que buscam mais que uma simples viagem”, complementou Freixo.

Diferencial

Um dos pilares do protocolo é o compromisso com a sustentabilidade e a inovação. As duas entidades se comprometem a orientar o setor sobre boas práticas, compartilhar dados e estudos sobre turismo responsável e garantir que esses valores sejam o alicerce do Plano de Trabalho.

Com a assinatura do documento, Embratur e FBAJ formalizam uma aliança que busca aumentar o fluxo de turistas internacionais, fortalecendo a economia local e consolidando o Brasil como um destino de vanguarda para as novas gerações de viajantes.

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Da Redação