spot_img
InícioGoiásEntornoCorpo de Bombeiros alerta para aumento de incêndios no Entorno

Corpo de Bombeiros alerta para aumento de incêndios no Entorno

Secretário do Entorno do DF, Pábio Mossoró, pede colaboração da população: “Evitar, denunciar e combater os incêndios é cuidar da própria saúde”. Previsão indica que a umidade relativa do ar pode cair para entre 12% e 20%.

O período seco já provoca reflexos preocupantes no Entorno. Desde o início do ano, o 4º Comando Regional Bombeiro Militar registrou 375 ocorrências de incêndios, sendo 316 somente entre junho e agosto. A unidade atende as cidades de Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama e Cristalina. O aumento coincide com o fim das chuvas e a chegada do clima mais seco.

Para conter os incêndios, o Governo de Goiás colocou em operação o Cerrado Vivo 2025, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). Em todo o Estado, a iniciativa mantém equipes e viaturas de prontidão 24 horas por dia em sete Unidades de Conservação em Goiás. O secretário do Entorno do DF, Pábio Mossoró, reforça que o sucesso das ações depende do apoio popular. “Evitar, denunciar e combater os incêndios é cuidar da própria saúde”, enfatizou.

O Major Fernando Nascimento, do 4º Comando Regional Bombeiro Militar, explica que os níveis de resposta vão ampliando de acordo com a magnitude das ocorrências, mas que a prevenção é sempre o melhor caminho. “Não existe medida que garanta proteção total contra um incêndio vizinho. Por isso, ao perceber qualquer foco de fogo, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 e mantenha distância da fumaça, que é prejudicial à saúde, especialmente de crianças e idosos”, orientou.

O Comando Regional do Entorno conta atualmente com sete viaturas especializadas, com equipamentos voltados ao combate a incêndios em vegetação e um efetivo de 229 militares.

Clima seco aumenta riscos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (13/08), alerta laranja para Goiás, Distrito Federal e outros estados do Centro-Oeste e Sudeste. A previsão indica queda da umidade relativa do ar para níveis entre 12% e 20%, muito abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%. Além dos riscos à saúde, esse cenário favorece a propagação de queimadas.

Pábio Mossoró reforça que a prevenção começa com atitudes simples. “Com o clima seco e o calor, qualquer descuido pode provocar um incêndio. É fundamental evitar queimadas, não jogar bitucas de cigarro na vegetação e denunciar qualquer foco de fogo. Essa união entre governo e comunidade é essencial para proteger vidas e o nosso Cerrado”, afirmou.

Os especialistas orientam a população a beber bastante água, evitar exposição ao sol e atividades físicas nas horas mais quentes, umidificar ambientes e hidratar a pele.

Ações integradas

A Secretaria do Entorno do DF segue alinhada às ações do Governo de Goiás e do CBMGO, apoiando as cidades da região e ajudando na divulgação de orientações preventivas. Em caso de incêndio, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Goiás

Secretaria do Entorno do DF | Governo de Goiás

DISTRITO FEDERAL
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -

Da Redação