Estado demonstrou sua força na produção bovina à comitiva internacional
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP (SAA) participou de uma reunião com o cônsul-geral do Japão, Shimizu Toru, na última terça-feira (29). O objetivo deste encontro foi aproximar a produção paulista do mercado japonês com discussão de parcerias, sobretudo, com a entrada da carne bovina do estado de São Paulo no Japão.
Durante a reunião, foram apresentadas à cúpula japonesa as inovações e os avanços expressivos da produção bovina em São Paulo, com destaque para ações voltadas à sustentabilidade, rastreabilidade, sanidade animal e qualidade do produto final. Também foram ressaltadas as práticas que consolidam o setor paulista como referência de excelência.
O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, celebrou a reunião e o interesse japonês, e afirmou que isso é mais um ponto da importância e união entre os pares do setor em São Paulo.
“O Japão é um dos mercados mais rigorosos do mundo no que diz respeito à qualidade e segurança alimentar. O fato de termos despertado esse interesse é reflexo do esforço conjunto entre governo, produtores e entidades do setor”, destacou o secretário.
O setor de carnes é um dos principais da produção agropecuária paulista. Na balança comercial do primeiro semestre deste ano, o grupo correspondeu por US$1,9 bilhão de exportações no período, sendo o segundo maior produto vendido pelo estado, atrás apenas do complexo sucroalcooleiro.