Risco ambiental em Padre Bernardo mobiliza autoridades do DF e de Goiás

Reunião no SLU em Brasília discute esvaziamento emergencial de lagoas de chorume com risco de rompimento

Uma situação crítica envolvendo lagoas de chorume em Padre Bernardo (GO), no Entorno do Distrito Federal, levou representantes do GDF, do Governo de Goiás e da Prefeitura local a se reunirem nesta terça-feira (9), na sede do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), em Brasília. Três das cinco lagoas formadas após falhas em um aterro sanitário privado estão em risco iminente de rompimento.

Segundo autoridades, é urgente o esvaziamento de 15 mil metros cúbicos de chorume. A operação exige transporte especializado e articulação logística entre os governos. “Precisamos de ajuda para viabilizar o transporte e evitar um risco ambiental muito grave”, alertou Daiana Monteiro, secretária de Meio Ambiente de Padre Bernardo.

Participaram da reunião Cleilson Gadelha Queiroz (diretor adjunto do SLU), Cristian Viana (secretário do Entorno do GDF), Daiana Monteiro e Pábio Mossoró, que atua na mesma pasta pelo Governo de Goiás.

Mossoró reforçou a atuação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) e defendeu a integração com o DF. “O Governo de Goiás tem dado todo apoio necessário em ações lideradas pela Semad. Neste caso do chorume, uma parceria com o GDF seria ideal. Também estamos buscando apoio da Saneago para agilizar esse transporte”, afirmou.

A principal preocupação das autoridades é evitar que o chorume contamine o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde ambiental e da população tanto de Goiás quanto do Distrito Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui