História das Oficinas Pedagógicas do DF  será lançada com Sarau Cultural, em Samambaia

Um dos projetos mais inspiradores e transformadores da nossa capital, as Oficinas Pedagógicas, ganha registro em forma de livro: “Oficinas Pedagógicas do Distrito Federal: memórias e memoriais”, da pesquisadora, educadora e contadora de histórias Cristina Leite, com lançamento durante sarau cultural no Complexo Cultural Samambaia

No próximo dia 13 de agosto, às 14h,  o Complexo Cultural Samambaia será palco de uma grande celebração. Um Sarau Cultural marcará o lançamento do livro: “Oficinas Pedagógicas do Distrito Federal: memórias e memoriais”, de autoria da pesquisadora e contadora de histórias Cristina Leite. Prepare-se para uma tarde mágica com roda de conversa,  contação de histórias e música ao vivo.

Segundo Cristina Leite, “há quase quatro décadas, os Centros de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOP) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), presentes nas 14 Coordenações Regionais de Ensino do DF, têm sido espaços de formação continuada, ministrando cursos, baseados na ludicidade e na criatividade, estimulando a sensibilidade  e, muitas vezes, reacendendo o brilho no olhar pela profissão em professores da rede pública. Agora, essa trajetória única e essencial estará documentada em uma obra que revela os bastidores dessa revolução silenciosa e necessária para  a educação”.

Um Legado que Inspira o Brasil – Em processo de reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal, as Oficinas Pedagógicas inovam na articulação entre arte, cultura e educação, tornando-se referência para todo o Brasil. Este livro é um convite para que outras regiões se inspirem nessa experiência transformadora.

Reconhecimento nacional e internacional – A relevância da pesquisa já foi registrada pela  Universidade de Brasília (UnB), pela Secretaria de Educação do DF e pelo Sindicato dos Professores (SINPRO). Além de ter sido contemplada com o Prêmio Paulo Freire de Educação em 2023 e o Prêmio Internacional do Projeto Erasmus+ em Portugal, no mesmo ano.

Cultura, Memória e Inclusão em Movimento – Segundo Cristina Leite, “O livro é um registro importante do  patrimônio histórico, artístico e educacional brasiliense, por meio de uma experiência exitosa que existe na rede pública desde 1986 e tem sido escrita por muitos professores, alguns já aposentados”.

“A pesquisa coloca em movimento muitas destas pessoas que anseiam por terem essa história registrada, uma vez que sabem da sua importância para a rede pública de ensino. O livro é, portanto, uma demanda social que promove o acesso à leitura e à cultura, fortalecendo a cidadania e celebrando a dedicação de gerações de educadores. É uma homenagem emocionante àqueles que plantaram as sementes de uma educação mais lúdica, criativa e prazerosa”, afirma a autora.

A obra é um desdobramento da pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB) e tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF).

Alguns exemplares serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, para a Biblioteca da UnB, da EAPE e para o Museu da Educação, além das 14 Oficinas Pedagógicas das Coordenações Regionais de Ensino. Também serão produzidos exemplares em braile, garantindo acessibilidade.

Samambaia no coração desta história – A história das Oficinas acontece em todas as Regionais de Ensino do DF, mas a escolha de Samambaia para o lançamento do livro reforça o vínculo afetivo da autora com o território em que habita, no qual iniciou sua carreira docente e onde estava trabalhando quando se afastou para iniciar o doutorado.   
Não perca esta oportunidade de celebrar parte da história da educação do Distrito Federal.

Participe do Sarau Cultural de lançamento do livro “Oficinas Pedagógicas do Distrito Federal: memórias e memoriais” e deixe-se inspirar por essa jornada, na qual o encantamento, tanto no passado, quanto no presente, é a palavra de ordem! 

Mais do que um lançamento, esse será um encontro memorável! O evento será acessível, com intérprete de Libras e audiodescrição.

Serviço:
História das Oficinas Pedagógicas do DF  será lançada com Sarau Cultural, em Samambaia
Data: 13 de agosto de 2025
Horário: 14h
Local: Complexo Cultural Samambaia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui