Pesquisa revela desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na sua gestão de despesas

Levantamento realizado pelo Espresso aponta que apenas 37,53% conseguem realizar reembolsos em até sete dias; Saiba mais
 

De que forma as empresas do país estão lidando com a gestão diária das suas despesas? Essa é a questão que o Panorama de Gestão de Despesas 2025, estudo exclusivo que acaba de ser lançado pelo Espresso App. A plataforma de gestão de despesas corporativas analisou o comportamento financeiro de mais de 1.000 iniciativas brasileiras, com mais de R$ 2 bilhões em despesas processadas. O material revela gargalos críticos em processos financeiros, com destaque para fraudes, ineficiência nos reembolsos e aumento expressivo de gastos fora de política.
 

A análise mostra que apenas 37,53% das empresas conseguem reembolsar em até 7 dias. Por outro lado, organizações ainda operam com prazos que variam de 15 a 30 dias, gerando insatisfação interna e comprometendo a eficiência operacional.
 

Além disso, o Panorama aponta um crescimento alarmante em categorias de despesas sensíveis. Gastos com tabaco aumentaram +513,81% e com bebidas alcoólicas+408,37% — despesas que, muitas vezes, não são cobertas por políticas corporativas. Esses dados sugerem falhas na triagem de reembolsos, ausência de filtros automáticos e vulnerabilidade a fraudes internas.
 

Fraudes e atrasos em reembolsos não são casos isolados — são reflexos de uma gestão que ainda carece de visibilidade e estrutura. O Panorama é um reflexo fiel do que está acontecendo nas empresas brasileiras hoje e traz dados que ajudam a entender onde estão os maiores riscos e distorções”, afirma Fábio Antunes, cofundador e COO do Espresso App, que foi uma das aquisições da Sankhya no ano passado.
 

Outros destaques do Panorama 2025 apontam para as seguintes conclusões:

83,18% das empresas já utilizam cartão corporativo como meio preferencial de controle;

O reembolso por quilometragem é, em média, de R$ 1,04 por km rodado;

61,04% das empresas no Sudeste já adotam políticas formais — no Norte e Nordeste, esse número cai para 34,2%.
 

O Panorama de Gestão de Despesas 2025 revela um cenário desafiador para as empresas brasileiras, com lacunas significativas em controle, eficiência e compliance. No entanto, os dados também apontam caminhos para transformar esses desafios em oportunidades, seja por meio da adoção de tecnologias como cartões corporativos, da otimização de políticas de reembolso ou da implementação de filtros mais robustos contra fraudes. Além dessas informações, o relatório também disponibiliza acesso a benchmarks setoriais e um checklist de eficiência, com o qual as organizações podem identificar suas vulnerabilidades e acelerar sua jornada em direção a uma gestão financeira mais transparente e estratégica.
 

“A ideia do Panorama é ajudar empresas a enxergarem seus números com mais clareza e a se compararem com práticas adotadas por organizações semelhantes. Em vez de achismo, queremos trazer inteligência de verdade para a gestão de despesas”, conclui o executivo.
 

O estudo pode ser acessado gratuitamente aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui