“Tá na hora de ‘nóis’ dá uma paulada e matar essa cobra”Presidente do Sindicato dos Feirantes ameaça subsecretária do GDF em grupo de WhatsApp e caso vai parar na delegacia
O presidente do Sindicato dos Feirantes do Distrito Federal, (Sindifeira-DF), Francisco Valdenir, instigou a categoria dos feirantes a matar com paulada a subsecretária de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades do Governo do Distrito Federal (GDF), Ana Lúcia Melo. A ameaça foi feita em um grupo de WhatsApp que reúne todos os presidentes de feiras do DF. A subsecretária do GDF, que também é ex-administradora do Riacho Fundo I, registrou um boletim de ocorrência na 5ª Delegacia de Polícia.
Em um dos áudios que a equipe de reportagem teve acesso, Francisco Valdenir dispara: “Nóis, que somos liderança dentro de feira, tá na hora de nóis acordarmos, tá na hora de nóis dar uma paulada e matar essa cobra de uma vez por todas”.
No boletim de ocorrência, a subsecretária do GDF alega temer por sua vida e segurança, visto que o seu trabalho é estar no meio das categorias de feirantes, quiosques, trailers, food trucks e ambulantes. No total, esse segmento soma mais de 100 mil pessoas no DF.
Em outro áudio, o presidente do Sindifeira-DF, Francisco Valdenir, segue com as acusações, chamando a subsecretária de “grande e poderosa” e afirma, inclusive, ter reclamado da subsecretária Ana Lúcia para o próprio governador Ibaneis Rocha. “Nós tivemos lá, conversamos com o governador, fizemos tudo, não adiantou nada. Pelo jeito, ela ficou foi mais forte ainda”, disse Francisco Valdenir no grupo de WhatsApp que reúne os presidentes de feiras do DF.
Indução ao erro
O presidente do Sindifeira-DF, Francisco Valdenir, também acusou a Subsecretaria de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades (Sumac), que tem Ana Lúcia como titular, de ter emitido licenças extras para ambulantes em evento realizado no Gama. “Ela pode fazer o que quiser. Só para vocês terem uma ideia, eu peguei um chamamento público do Gama, só era 10 ambulantes, lá tinha mais de 100”, acusou Francisco Valdenir. De acordo com o próprio GDF, o procedimento para autorizações de ambulantes em eventos é realizado pela própria Administração Regional da cidade, ou seja, no caso, a Administração Regional do Gama.
Disputa política
As eleições de 2026 figuram como pano de fundo de toda a confusão. Em mais um áudio, o presidente do Sindifeira-DF, Francisco Valdenir, prega a união entre o segmento dos feirantes. “Nós temos condição de eleger um distrital e um federal exclusivamente para brigar por nós. Nós temos condição, 2026 está bem aqui na porta aqui, vamos ver o que vai acontecer”, disse Francisco Valdenir.