Ministro saudita apresenta a autoridades brasileiras vantagens de investimento industrial e de mineração na Arábia Saudita

O ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar Al-Khorayef, e comitiva discutem incentivos industriais com CNI. Foto/Divulgação

 Ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar Al-Khorayef, durante sua reunião com o presidente da Confederação Nacional da Indústria no Brasil (CNI), Antonio Ricardo Alvarez, realizada em Brasília, na quinta-feira, apresentou os incentivos e as facilidades oferecidos por seu país aos investidores industriais e de mineração. Ele falou também sobre as medidas para facilitar a realização de negócios no ambiente de investimento de ambos os setores, que aumentaram sua competitividade e sua atratividade. O ministro saudita convidou as empresas brasileiras a aproveitar as oportunidades de qualidade oferecidas para 12 setores promissores que fazem parte a Estratégia Industrial Nacional da Arábia Saudita.
 

Na reunião, os participantes discutiram o fortalecimento da cooperação entre o Reino da Arábia Saudita e o Brasil no setor industrial e a identificação dos principais setores com alto potencial de exportação e importação entre os dois países, como petroquímicos, fabricação de alimentos e máquinas e equipamentos. O encontro também explorou oportunidades promissoras para construir parcerias no setor industrial e as fortalezas industriais de ambos os países, que preparam o terreno para desenvolver uma cooperação industrial mútua e para ampliar o acesso dos produtos das duas nações aos mercados globais, com alta qualidade.


Ainda durante a reunião, Al-Khorayef falou sobre a Estratégia Industrial Nacional e os setores específicos que estão no foco dessa iniciativa. Tratou também das oportunidades atraentes nesses setores, apresentando facilidades de investimento, incentivos e mecanismos de apoio disponíveis para investidores industriais.


O ministro mencionou os passos que a Arábia Saudita está tomando para explorar seus recursos minerais e aumentar a contribuição do setor de mineração para diversificar as fontes de renda econômica do país. Isso inclui o lançamento do Programa de Pesquisa Geológica Geral para explorar esses recursos e a alteração da Lei de Investimento de Mineração para melhorar o ambiente de investimento no setor. Ele enfatizou a importância da cooperação com outros países no desenvolvimento do setor de mineração, especialmente o Brasil, devido à sua vasta experiência e a suas altas capacidades no setor.

 

Comitiva saudita em reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Luciana Santos. Foto/Divulgação.

Houve ainda uma reunião da autoridade saudita com a ministra da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Luciana Santos, para discutir as últimas tecnologias da chamada quarta revolução industrial e da economia digital, oportunidades para troca de expertise em inovação e desenvolvimento técnico e o fortalecimento de parcerias em tecnologias de manufatura inteligente, incluindo inteligência artificial.
 

Vice-ministro e ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita em conversa com a Apex sobre cooperação bilateral no setor mineral (da esquerda para a direita). Foto/Divulgação.


A reunião tratou do papel da automação das instalações industriais na melhoria da eficiência da produção e do fortalecimento da cooperação na economia digital, em tecnologias emergentes e ainda em inovação e na troca de conhecimento digital.


A agenda de Al-Khorayef também contou com um encontro com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana. Na reunião, foram debatidas maneiras de fortalecer a cooperação bilateral no setor de mineração, oportunidades únicas de investimento na exploração de minerais básicos e preciosos na Arábia Saudita, as vantagens do Programa de Incentivos à Exploração de Mineração, o licenciamento de faixas mineralizadas e a facilitação da realização de negócios no ambiente de investimento em mineração.


As reuniões contaram com a presença do vice-ministro da Indústria e Recursos Minerais para Assuntos Minerais, Khalid Al-Mudaifer, do CEO do Banco Saudita de Exportação e Importação, Saad Al-Khalb, e do embaixador no Brasil das Duas Mesquitas Sagradas, Faisal Ghulam.


As reuniões bilaterais fazem parte da visita oficial atual do Ministro da Indústria e Recursos Minerais ao Brasil e Chile, de 22 a 30 de julho. A visita visa fortalecer os laços bilaterais e atrair investimentos para os setores industriais e de mineração da Arábia Saudita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui