Visita técnica a URE inicia pesquisas nos serviços de triagem e tratamento dos resíduos de limpeza urbana

Nesta segunda-feira (03/07), a Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS) da Adasa visitou a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) na Estrutural. A ida ao local faz parte de uma agenda técnica de apresentação das instalações à equipe de consultoria contratada pela Agência. 

Os consultores realizarão estudos que serão usados no desenvolvimento de norma regulatória para a operação e manutenção de unidades responsáveis pela triagem, tratamento e disposição adequada de entulhos, podas, resíduos volumosos e resíduos da construção civil.

O intuito é fazer um diagnóstico de como essas atividades estão ocorrendo no Distrito Federal e a partir de então verificar a intervenção regulatória necessária para que as instalações operem de maneira mais eficiente, visando o aumento dos índices de reciclagem desses materiais.

Segundo a superintendente Elen dos Santos, o serviço prestado pelos consultores envolve o levantamento de diagnóstico do tratamento desses resíduos, além de trazer conhecimento das boas práticas nacionais e internacionais de gerenciamento adequado dos materiais. “A partir dessa consultoria será possível determinar ações que permitam ampliar o aproveitamento dos resíduos por meio da reciclagem e, por consequência, diminuir a quantidade desses materiais que são aterrados”, aponta.

Para os consultores Henrique Ferreira e Cristiane Pimenta, o projeto tem grande potencial de contribuir na melhoria da qualidade dos serviços de manejo dos resíduos da construção civil e dos entulhos coletados pelo SLU. “É preciso conhecer a realidade para a partir disso entender as demandas e elaborar um projeto exequível”, finaliza Pimenta.

A Adasa já avançou na regulação da prestação dos serviços de coleta, transbordo e disposição final em aterro sanitário. Agora quer avançar nos serviços de triagem e tratamento dos resíduos de limpeza urbana.

Fonte: Adasa-DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui