InícioCâmara LegislativaAlunos do ensino fundamental II se tornam deputados por um dia na...

Alunos do ensino fundamental II se tornam deputados por um dia na CLDF

Entre as leis aprovadas estavam o ensino obrigatório de libras no ensino fundamental I e o acolhimento e capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (7/10), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o projeto Mostra do Conhecimento do Colégio Marista João Paulo II. A atividade, fruto de uma parceria da instituição de ensino com a Escola do Legislativo do Distrito Federal (Elegis), trouxe para a casa estudantes do 8º ano que simularam a discussão e votação de projetos de leis voltadas ao DF.

A discente Ellen Antonini agradeceu a oportunidade de estar no plenário da Casa e de participar da mostra. “Gostaria que todos os colégios tivessem a oportunidade de estar aqui”. Este ano a Mostra do Conhecimento trouxe como tema “Sensibilização Cidadã: escutar, discernir e agir”. Durante o primeiro semestre letivo, os alunos envolvidos realizaram pesquisas sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estruturação de leis, trabalho que culminou na apresentação e votação de 15 projetos de leis idealizados pelos grupos. 

Os estudantes tiveram a oportunidade de discorrer sobre as leis pensadas pelos seus grupos e participar da votação em uma sessão ordinária simulada no plenário da CLDF junto a outros colegas. As propostas apresentadas abrangiam diversas temáticas, entre as principais estavam educação e saúde. Dos 15 projetos de leis votados, 12 foram aprovados pelos deputados mirins.

Entre as leis aprovadas estavam o ensino obrigatório de libras no ensino fundamental I, o acolhimento e capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade e o encaminhamento de pacientes em estado grave para a rede particular de saúde caso não haja vaga no sistema público.

Os três projetos de lei arquivados foram: ensino obrigatório da Constituição Federal nas escolas; reserva de 10% de vagas em escolas particulares para o ingresso de estudantes de baixa renda; e o racionamento de recursos hídricos no DF.

Fonte: Câmara Legislativa-DF

DISTRITO FEDERAL
- Advertisment -spot_img

Da Redação