Ibaneis derruba liminar da 3ª Vara Federal Cível que determinava o fechamento do comércio

GDF conseguiu reverter a liminar da 3ª Vara Federal Cível que determinava o fechamento nesta quinta 1º

O governador do DF, Ibaneis Rocha, durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto

O governador Ibaneis Rocha, conseguiu reverter a decisão da 3ª Vara Federal Cível do DF de fechar novamente o comércio na capital. Com isso, os estabelecimentos que reabriram na última segunda-feira (29) não terão de fechar as portas.

Sendo assim, shoppings, feiras, salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes, comércio de rua, clubes recreativos e cinema e teatro seguem em funcionamento com o horário reduzido:

  • Comércio de rua: das 11h às 20h
  • Shopping e centros comerciais: das 13h às 21h
  • Salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos: das 10h às 19h
  • Academias: das 6h às 21h
  • Bares e restaurantes: das 11h às 19h

A decisão da Justiça obrigava o GDF a fechar, nesta quinta-feira (1º), tudo que reabriu na segunda (29). A juíza Kátia Balbino entendeu que a alta de casos de covid-19 e a taxa de ocupação das redes pública e privada não permitiam o governo a retomar os setores, uma vez que a reabertura implica na disseminação do vírus.

A magistrada havia determinado ainda que a reabertura só poderia ocorrer quando os leitos de UTI da rede pública estivessem com ocupação entre 80 e 85%, pelo menos. Hoje, ambos passam de 99% para covid. Além disso, a fila de pessoas que esperam por um leito tem que cair para menos de 100 cidadãos. A lista tem 347 pacientes atualmente.

A queda da decisão representa um alivio à Fecomércio-DF, que estimava o fechamento de 500 empresas e a demissão de 5 mil funcionários. O presidente da entidade, José Aparecido Freire, comentou ao Jornal de Brasília que o Supremo Tribunal Federal (STF) diz que governadores e prefeitos têm autonomia nos estados e municípios — e, neste caso, no Distrito Federal.

Bola rola

Os eventos esportivos marcados para a capital também seguem mantidos. A final da Supercopa do Brasil, entre Flamengo x Palmeiras, por exemplo, ocorre no próximo dia 11. Há até jogos internacionais marcados para o Mané Garrincha, como a final da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras x Defensa y Justicia e o duelo Santos x San Lorenzo pela Copa Libertadores.

Também seguem autorizados os torneios locais, como o Candangão. Competições como o Novo Basquete Brasil (NBB) e a Superliga de Vôlei, que pretendem realizar jogos no DF por conta das suspensões em outros estados, continuam marcadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui